quinta-feira, 2 de maio de 2013

Plano de Aula de Literatura Portuguesa referente à Terceira Aula do Projeto “Modernamente”



Justificativa
O Projeto “Modernamente” visa o acesso às mídias para incentivar o aluno à pesquisa através de blogs e redes sociais e não somente acessá-las para diversão. Ou seja, o Projeto visa, além de transmitir conhecimento, provocar a curiosidade e o desejo pela pesquisa, mostrando que a pesquisa não precisa ser algo “mecânico” e cansativo, mas sim que ela pode ocorrer de diversas formas possíveis, seja nos livros ou nos vídeos, documentários etc.
Nesta aula os alunos levarão à classe poemas de Fernando Pessoa (“ele mesmo”, ou seja, seu “ortônimo) e a interpretação dos poemas será o foco da aula.

Objetivos
O objetivo principal dessa aula é provocar no aluno o desejo pela pesquisa, pela literatura (portuguesa ou não, pela literatura em geral), pelas poesias, pelos poemas etc.
Incentivar a leitura e a execução desta, para que ocorra conforme o gênero textual poema pede, respeitando as pausas, a musicalidade etc.
Trabalhar a interpretação de texto, que com o gênero poema se torna ainda mais “difícil”, visto que o gênero poema traz várias interpretações, através das figuras de linguagem etc.

Ano / Série
8° ano / 7ª série.

Tempo Estimado
Uma aula com a duração de 50 minutos.

Material Necessário
- Caderno.
- Lápis e canetas.
- Dicionário.
- Livros para pesquisas e com os poemas de Fernando Pessoa.
- Quadro negro.

Metodologia
O aluno nesta fase, segundo Jean Pierre Piaget, está no período das operações formais (que dura entre os 12 e os 15 anos, em média). Neste período que o aluno desenvolve raciocínios abstratos, sem a necessidade de haver o contato com a realidade. Para leitura isso é extremamente importante, visto que, esta não necessita estar dentro daquilo que está escrito e pode ser interpretada pelas entrelinhas: a interpretação das figuras de linguagem, da conotação (acrescentar um significado a uma palavra, possibilitando mais do que uma interpretação, então, fazendo-se necessária a interpretação de toda a frase / do poema, de um contexto etc.).

Desenvolvimento
No primeiro momento serão apresentados diversos autores do Modernismo Português, porém, a ênfase será em Fernando Pessoa nesta aula. Não será mencionada a existência dos “outros” poetas que Fernando Pessoa era, ou seja, os seus heterônimos. Estes serão apresentados na aula seguinte.

Conteúdo
Breve retomada ao conteúdo da aula anterior (o que é Modernismo), acrescentando autores importantes do Período Literário estudado (como, por exemplo, Mário de Sá-Carneiro, mas sem detalhar suas obras e biografia), seguidos por parte da biografia de Fernando Pessoa (“ele mesmo”) e alguns poemas, de preferência os pesquisados pelos alunos e uma breve interpretação

Breve Biografia de Fernando Pessoa
Fernando Pessoa (1888-1935) nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 13 de junho de 1888. Ficou órfão de pai aos 5 anos de idade. Seu padastro era o comandante João Miguel Rosa. Foi nomeado cônsul de Portugal em Durban, na África do Sul. Acompanhou a família para a África e lá recebeu educação inglesa. Estudou em colégio de freiras e na Durban High School.
Em 1901 escreveu seus primeiros poemas em inglês. Em 1902 a família volta para Lisboa. Em 1903 Fernando volta sozinho para a África do Sul, onde submete-se a uma seleção para a Universidade do Cabo da Boa Esperança. Em 1905 de volta à Lisboa, matricula-se na Faculdade de Letras, onde cursou Filosofia. Em 1907 abandona o curso. Em 1912 estreou como crítico literário.
Em 1915, liderou um grupo de intelectuais, entre eles Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros. Fundou a revista Orfeu, onde publicou poemas que escandalizaram a sociedade conservadora da época.
Fernando Pessoa mostrou muito pouco de seu trabalho em vida. Em 1934 candidatou-se com a obra "Mensagem", um dos poucos livros publicados em vida, ao prêmio de poesia do Secretariado Nacional de Informações de Lisboa. Ficou em segundo lugar.
Fernando António Nogueira Pessoa morreu em Lisboa, no dia 30 de novembro de 1935

Avaliação
A avaliação será realizada conforme a participação do aluno: se este buscou o conteúdo pedido na aula anterior (vale lembrar que o professor deverá considerar se o aluno tem acesso à internet, por exemplo); se participou da leitura, o que ele conseguiu interpretar acerca do tema dos poemas lidos em classe etc.

Bibliografia
PESSOA, Fernando. Antologia Poética. Coleção Saraiva de Bolso, 64 páginas.
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

3 comentários:

  1. Olá! Gostei do blog. Sou aluna de Letras da FMU e professora de uma 7ª série numa escola particular. Seu blog está me ajudando muito nos trabalhos que estou executando cm meus alunos. Obrigada e parabénns!

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  2. Olá, Taís. Sua proposta de plano de aula está coerente com seus objetivos. Você já está estudando para a prova!

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  3. Thaís, meus parabéns! me chamo Cleide sou aluna do Curso de Letras Campos Marquês e seu plano de aula está maravilhoso gostei muito do blog está lindo e bem elaborado. Com certeza vou buscar informações nesse blog para estudar para a prova. Quando puder acesse o blog do meu grupo: http://entre-amigos8.webnode.com/ acredito que também irá gostar estamos falando sobre Trovadorismo e Humanismo.

    Abraços

    Cleide

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